Siga

sábado, 30 de julho de 2011

Auto-retrato Noir


Alguém aqui curte noir? XD

O Noir é um estilo de filme desenvolvido na França e adotado com FORÇA nos EUA durante a guerra e pós 2a guerra mundial. Noir significa Negro em françês e a característica desse estilo é justamente isso, o negro, o macabro, o desconhecido. Funcionava muito bem nas tramas policiais da década de 40 e temos até hoje aqueles que fazem homenagem ao estilo com filmes como Black Dahlia, Sin City e (numa tentativa um tanto falha) em Spirit. Não necessáriamente precisa ser em preto e branco, mas ajuda :D.

Para os gamers de plantão o melhor exemplo é o jogo L.A. Noire, que é um jogo de palavras aludindo ao estilo Noir e o fato de que a cidade dos Anjos na década de 40 estava tanto no seu auge como também em um de seus períodos mais negros (traduzindo, literalmente como Negra Los Angeles, ou Black L.A.) com toda sua feiura, depravação e decadência moral escondida debaixo do tapete Hollywoodiano.

O desenho aqui acima é um exemplo desse estilo artístico que hoje transcende o filme e se infiltrou nas artes literárias, romances gráficos, fotografias e artes visuais.

"E se eu estiver errado? Eu tenho uma doença. Fico confuso as vezes. E se eu imaginei isso tudo? E se ey finalmente me tranformei naquilo que sempre disseram que me transformaria? Um Maníaco. Um assassino psicopata."
(Marv -Sin City: The big fat kill)

6 comentários:

  1. Obrigada por visitar e seguir meu blog! Estou seguindo o teu também!
    bj

    ResponderExcluir
  2. Adorei o retrato, mas confesso: não curto muito o clima noir (embora ache charmosérrimos os sobretudos que o acompanham). Minha onda são cores, musicais, fofice não melada, Paris se possível, Oriente muito aceitavelmente. :-) Vi "Sin City", gostei deveras do visual mas sofri no conteúdo... Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi obrigada pela visita, já estou seguindo tb.
    Bjo
    Lili

    http://peruasemacao.blogspot.com/
    @Peruas_em_Acao

    ResponderExcluir
  4. Oieee! JJ e Mi, adorei o texto do'ceis!
    Perfeito...
    ah, e AMEI o espaço aqui tbm viu!
    to seguindooo tá? *-*
    Segue também? ^^
    um beijo á vcs.
    E sucesso ein!! :*

    ResponderExcluir
  5. Então, é só postar o endereço do blog que a gente segue tá?
    beijos

    ResponderExcluir
  6. cara muito show gostei muito do estilo do desenho
    bjs já estou te seguindo

    ResponderExcluir